quinta-feira, 12 de março de 2020

ALUNOS COM FOME EM SANTA RITA, PB. Escolas Municipais há dias sofrem com falta de merenda.




Há aproximadamente uma semana, alunos da Rede Municipal de Ensino em Santa Rita, região metropolitana de João Pessoa, vêm sofrendo com a falta de merenda escolar nas escolas. Em contraponto, o prefeito Emerson Panta (PSDB), locou 90% dos Outdoors espalhados pelo centro da cidade, e bairros como Tibiri, Várzea Nova, Bairro Popular e Marcus Moura, onde vem fazendo uma pesada propaganda institucional, bem como realizando festas com bandas, para assinar ordens de serviços, de obras que ainda estão no papel, e não se pronuncia sobre a problemática da merenda.
Procurada pela nossa equipe de reportagem, a mãe de aluno M.J.S, de 43 anos, e que tem 3 filhos na rede municipal, uma menina de 4 anos numa creche em Tibiri, e os outros dois no Ensino Fundamental I e II respectivamente, no mesmo bairro, fez o seguinte relato: "Eu dou graças à Deus quando meus filhos saem para a escola, pelo menos tenho a certeza que vão comer naquele dia. Meu marido está desempregado há um ano, eu faço bico com faxinas, e meu dinheiro não dá para todas as despesas. Prefiro ficar com fome do que ver meus filhos sem ter o que comer, a gente que é adulto se vira, criança não. Agora veja, desde segunda que os bichinhos estão voltando pra casa com fome, porque não tem merenda na escola, e as diretoras ainda ficam mandando os professores segurar os alunos até as 4 da tarde, e de manhã até as 10, os bichinhos vejo a hora desmaiar. Na creche ainda é pior, hoje na chuva encheu de água e as mães que trabalham tiveram que faltar o serviço porque as crianças não puderam ficar lá, estava mesmo que um rio", completou.

Um fato interessante, é que, apenas no mês de fevereiro, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, Desporto e Turismo, empenhou QUASE MEIO MILHÃO DE REAIS, para atender a demanda de FESTAS, e no mesmo mês, empenhou pela SECOM, quase TREZENTOS MIL REAIS, em para gastar com PROPAGANDAS. 


GREVE DOS SERVIDORES:

Como se não bastasse o caos, "nada é tão ruim que não possa piorar", já diz o ditado popular. Insatisfeitos por estarem há 3 anos e 3 meses estagnados, e sem condições dignas de trabalho, os servidores da Educação de Santa Rita, irão cruzar os braços em em greve. De acordo com o SINFESA, Sindicato dos Servidores Municipais, semana passada houve uma assembléia, onde deliberaram anúncio de greve da categoria, esperando o prazo regulamentar legal de 72 horas, e na próxima segunda-feira 16/03 irão parar suas atividades. De acordo com o Sindicato, a atual gestão se mantém incomunicável, não quer acordo, e mantém os salários de professores e técnicos administrativos/apoio congelados, onde os valores dos vencimentos são os mesmos desde 2016, além de 3 e até 4 terços de férias atrasados, servidores com salários atrasados desde 2016, alguns se aposentaram e ainda não receberam os atrasados, más condições dos locais de trabalho, incompatibilidade com o Piso Nacional dos Professores, e agora, falta de merenda. Para o Presidente do Sindicato, "o prefeito governa com mão de ferro, e não aceita diálogo, somente pela pressão popular, esclarecendo a real situação à opinião pública, é que tentaremos o mínimo de sensibilização do senhor Panta", afirmou.

Uma Professora que não quer se identificar temendo retaliações, nos forneceu seus contra-cheques de dezembro de 2016 e fevereiro de 2020 para que se compare os vencimentos.




Nossa redação foi até o Gabinete Municipal em busca de explicações pelo prefeito, mas ninguém soube informar onde o mesmo se localizava, bem como, o seu numero de celular só dá fora de área ou desligado.

Da Redação



Nenhum comentário:

Postar um comentário